Shadowban no Instagram: saiba como evitar a penalização!

Publicado em 08/07/2020 às 22h52

De uns tempos para cá, você vem percebendo que as suas publicações no Instagram já não têm tanto engajamento, o alcance diminuiu e o número de seguidores também caiu? Ou então, parou de crescer no mesmo ritmo, apesar da sua frequência de postagens e das suas estratégias continuarem as mesmas?

O que pode ser? Quer fazer um teste para descobrir? Faça uma pesquisa de hashtag, aquelas que você mais usa nas suas postagens e que são bem características do seu negócio. Se as suas postagens não aparecerem na pesquisa, pode ser que sua conta tenha sido afetada pelo Shadowban.

Shadow o que? Vamos entender um pouco mais sobre o assunto, o que isso significa, por que algumas contas são afetadas e como resolver o problema se esse for o seu caso. Acompanhe!

O que é Shadowban?

Um Shadowban acontece quando um usuário é penalizado na rede social, mas ele não sabe disso. Somente depois de um tempo, por meio da análise de métricas é que ele começa a se dar conta de que tem algo errado.

Quando uma conta recebe essa penalidade do Instagram, ela não aparece no feed de hashtags, também não aparece na localização, nem mesmo na aba explorar. A conta continua funcionando, mas suas postagens só aparecem para aqueles que já seguem a sua empresa. Assim, ainda que você use hashtags para alcançar novas pessoas, isso não vai funcionar.

O que causa a punição no Instagram?

Contas que se utilizam de práticas indevidas para conseguir mais seguidores, curtidas e engajamentos, são reconhecidas pelo Instagram. Por exemplo, pessoas que compram seguidores ou curtidas podem ser atingidas pelo Shadowban. Isso também acontece quando os usuários usam bots e hashtags irrelevantes ou que nada têm a ver com o conteúdo, apenas com o intuito de promover maior alcance.

Um exemplo de hashtag que era bastante utilizada, é a “#sextou” que faz referência ao fato de que a sexta-feira chegou, ou mesmo a algum evento legal na sexta como sair com os amigos. Ela foi banida do Instagram porque faz alusão a uma outra hashtag em inglês que também se escreve “#sextou”, mas que se pronuncia “sex to you”.

Muitas contas estrangeiras passaram a utilizar a hashtag para publicação de vídeos e imagens de conteúdo sexual, algo que vai contra as diretrizes do Instagram. Portanto, é preciso ter muito cuidado e se manter atualizado sobre o assunto.

O Instagram nunca admitiu que utiliza o Shadowban, mas deu dicas para que os usuários não sofram com esse problema. No final, ficou parecendo uma confirmação, só que com outras palavras. 

Quais são os impactos nos posts ou no perfil?

O Shadowban consegue reduzir consideravelmente o alcance das postagens e elas só aparecem para quem já segue a sua conta. Se o seu perfil foi afetado, você não consegue alcançar novos usuários, um dos motivos é que os seus posts não ficam mais disponíveis na pesquisa de hashtags, algo bastante utilizado na rede. Logo, as pessoas que seguem hashtags específicas não vão te encontrar!

Além de não alcançar novos usuários, a conta pode passar a perder os que já possui, já que a quantidade de pessoas que vai visualizar a sua publicação tende a diminuir gradualmente.

Como saber se a marca é vítima do Shadowban?

Se você está se perguntando se foi afetado pelo Shadowban no Instagram existe uma maneira de saber a resposta para essa dúvida. Confira o passo a passo:

  1. Publique no perfil que você acha que foi afetado;
  2. Utilize uma das hashtags que costuma utilizar na maioria dos posts dando preferência para as menores, pois o post pode não aparecer por causa da competição por hashtags e não necessariamente pelo Shadowban;
  3. Entre em contato com outros 5 perfis que não te seguem (podem ser de amigos, por exemplo) para fazer uma pesquisa de hashtag usando a que você inseriu na publicação;
  4. Se você não está aparecendo para essas pessoas, é porque tem grandes chances da sua conta ter sido afetada.

Se alguma delas, nem que seja apenas uma, conseguir visualizar o seu post, pode ficar tranquilo. O problema é apenas uma queda de engajamento e que pode ser resolvida estudando melhor os algoritmos do Instagram e fazendo algumas mudanças na sua estratégia de conteúdo na rede social.

Fui vítima do Shadowban e agora?

Dê um tempo!

Saia da sua conta e espere cerca de 24 a 48 horas para logar novamente. Saia também de outros dispositivos como computador e tablet. Essa é uma tentativa para fazer com que o Instagram pare de rastrear a sua conta.

Exclua algumas hashtags

Algumas hashtags podem estar prejudicando a sua conta no Instagram, por isso é bom retirá-las. Por exemplo, a hashtag “sextou” mencionada acima, é uma delas. Remova também aquelas que não têm qualquer relação com o conteúdo publicado.

Troque o tipo de conta

Outra dica é trocar o tipo de conta. Provavelmente, a sua é comercial ou de produtor de conteúdo. Troque para uma conta pessoal e só depois de algum tempo, retorne para a que tinha antes.

Revogue os acessos de outros aplicativos

Muitas vezes permitimos o acesso de outros aplicativos na conta e é importante revogar essa permissão. Revogue todos e retorne com a autorização apenas para aqueles que realmente precisa como os utilizados para programar os seus posts.

Reporte o problema ao Instagram

Se você realmente acredita que foi penalizado injustamente e que suas publicações cumprem com o que é exigido pelo Instagram, então reclame sobre o problema. Basta ir em “Configurações”, “Ajuda” e “Relatar um problema”. Por fim, escolha a opção “Algo não está funcionando”.

Como evitar a punição no Instagram?

Faça uma pesquisa das hashtags que pretende usar antes de publicar. Veja se elas estão funcionando normalmente. Não são apenas as de cunho sexual ou ofensivas que não devem ser usadas, outras simples como “#medicina” também foi banida.

Mais uma dica: esqueça a compra de seguidores ou de curtidas. Se você faz isso, saiba que o Instagram tem como rastrear e é claro, vai penalizar a sua conta.

Tenha cuidado com a quantidade e o tipo de hashtag que usa. O próprio Instagram recomenda uma média de 5 hashtags por postagem sendo um máximo de 30. Ultrapassar essa quantidade pode levantar suspeitas de que estão sendo usadas apenas para conseguir mais alcance, podendo atrapalhar os usuários na hora de fazer uma pesquisa.

Tudo o que Instagram quer é que o conteúdo postado seja realmente interessante e relevante para as pessoas certas. Ele quer que os usuários tenham a melhor experiência possível dentro da rede social. Portanto, para evitar que a sua conta seja afetada pelo Shadowban, basta se colocar no lugar dos usuários e é claro, seguir as dicas que acabamos de dar.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Já foi vítima de Shadowban? Comente aqui!

Fonte: mLabs