Qual é a sua Hashtag?

Publicado em 18/02/2016 às 17h30

Com a disseminação do uso das redes sociais, a presença das hashtags está se tornando cada vez mais constante. Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar deste artifício, porém não entendem a sua função principal.

Afinal, o que é hashtag?

Hashtag é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#) que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas Redes Sociais. Ela se torna um hiperlink que te direciona para um agrupamento de palavras. A adesão delas se tornou popular no Twitter e depois se disseminou para as mais populares mídias sociais.

Como e quando usar hashtag?

Para utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#) e, logo após, inserir a palavra chave que você acha que irá classificar a melhor o seu post. Não se esqueça de que os espaços não são identificados, portanto, escreva todas as palavras juntas.

Não coloque todo o conteúdo em uma hastag: #ImagineVocêLendoUmaHastagDestas, não dá né! Além de ser esteticamente ruim, torna o conteúdo cansativo, lento e ainda restringe a sua pesquisa.

Não use uma hashtag pra cada palavra. Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #imagine #você #lendo #estas #hastags #mas #imagine #mesmo #tem #mais #hastag #que #texto. Agora, imagine a pessoa que está pesquisando um assunto e aparece a sua hashtag totalmente irrelevante e sem sentido! Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag. Confira a ortografia!

A parte mais difícil, é a que te dá o maior retorno. Escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes. É interessante criar uma hashtag própria para a sua marca ou evento como estratégia de marketing.

Como funciona a hashtag no Twitter?

No Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post. A regra do Instagram é a mesma do Facebook – no máximo 3 hashtags!!

Vamos criar, conteúdo, relevância e estratégia para impactar de verdade!