Princípios de UX que todo profissional digital deveria saber

Publicado em 23/12/2022 às 13h59

Muito se fala hoje sobre a personalização de sites e aplicativos para melhorar a experiência do usuário. Afinal, a boa interação do cliente com as interfaces da empresa ajudam a reter consumidores. Há uma infinidade de opções na internet, então se um site ou aplicativo não for fácil de navegar o cliente pode facilmente optar pela concorrência levando em consideração sua experiência de navegação. 

Um bom exemplo para ilustrar como o UX (user experience ou experiência do usuário) afeta as escolhas dos clientes é o dos aplicativos de banco. Na prática, fazer um Pix é um recurso disponível em todos os aplicativos de grandes bancos. E para o usuário, o importante é que a transação seja feita, não importando muito qual instituição mediou essa transação gratuita. Como uma pessoa pode ter conta em vários bancos, o que muda é a experiência que ela tem dentro de cada aplicativo e isto é, muitas vezes, o que vai definir em qual instituição o cliente vai permanecer.

O melhor UX Design é fácil de entender e fácil de usar

Com o exemplo a seguir, já é possível apresentar o fundamento básico que todo profissional de UX deve saber: faça um produto fácil e óbvio para o uso.

O autor de livros de design de produtos, Karl Wiegers, ilustra perfeitamente como o design (seja ele digital ou não) pode frustrar consumidores e até mesmo induzi-los ao erro. Observe a foto a seguir tirada pelo autor:

Foto de Karl Wiegers

Ao alugar o carro acima para uma viagem, Karl se deparou com uma dificuldade: como abrir o porta malas do veículo? Não tendo sucesso em encontrar uma trava ou botão para destrancar o compartimento traseiro, ele partiu para o teste de 3 alternativas que poderiam funcionar em outros modelos que já conhecia.

  • Procurar alguma pista ou sinal na parte traseira do carro que mostrasse como o porta malas poderia ser aberto;
  • Checar a chave em busca de um botão que destrancasse o porta malas;
  • Buscar alguma alavanca ou indicador dentro do carro que abrisse o porta malas.

Sem manual no carro alugado e sem sorte nas três tentativas acima, sua tarefa ficou mais complexa e ele decidiu ligar para a empresa de carros alugados para ter a solução para o enigma.

Observe acima a foto tirada por Karl Wiegers e compare os dois faróis. Para surpresa de Karl, o botão para abrir o porta-malas foi disfarçado com um pedaço de acabamento cromado acima da luz traseira direita. Além disso, o porta-malas abria para a esquerda, como uma porta mesmo, e não para cima como é mais comum. Ou seja, realmente não haviam pistas de como abrir esse porta-malas!

No caso de Karl, com esse problema resolvido é hora de seguir viagem. Mas no mundo digital, dificuldades com botões e outros elementos visuais ou até textuais geram a saída do usuário da página, o que pode custar caro. Vamos supor que você investiu em mídia paga para levar usuários para uma determinada página, e quando eles chegam até lá a experiência é ruim, o site não é fácil de usar e sua estrutura não foi construída de forma a dizer ao usuário o que fazer. Com isso, você pode estar perdendo não só o dinheiro investido, mas também grandes oportunidades de negócios. 

Enquanto no mundo físico usuários como Karl insistem em resolver os problemas, no meio online os UX Designers devem se esforçar para que os usuários não tenham problemas para executar ações, pois a saída deles de uma página pode ser definitiva.

Seu site não é único

Os usuários passam muito tempo navegando em outros sites que não são o seu. Isso significa que os visitantes não querem ter trabalho em aprender como seu site funciona. Assim, utilizar o que é comum em outros sites que os usuários já conhecem é um ótimo caminho para garantir um design intuitivo para seus visitantes. Dessa forma, busque reproduzir alguns padrões comuns na internet:

  • Organização da interface;
  • Estrutura de navegação;
  • Design dos elementos comuns (diferenciação de botões, por exemplo);
  • Acessibilidade.

O que é óbvio para você pode não ser para os outros

Em UX, quanto mais pessoas entenderem com facilidade o que o seu design propõe, melhor. Por mais que designers sejam criativos, na hora de trabalhar o UX menos é mais e é imprescindível testar o aplicativo ou site antes de lançar o produto. Mesmo que o projeto pareça impecável, intuitivo e visualmente atraente, são os usuários que vão determinar se ele está sendo funcional ou se precisa de melhorias e otimizações.

Para testar a usabilidade de um produto é necessário:

  • selecionar possíveis usuários do seu produto;
  • pedir para que eles executem certas ações no seu produto;
  • observar como essas ações são feitas;
  • pedir para que os usuários deem feedback sobre como foi a experiência, se sentiram falta de algo ou relatar se surgiram dificuldades ou dúvidas no processo.

 Com essas análises feitas é possível estabelecer pontos de melhoria e refinamento do projeto para melhor aceitação do público. 

É importante lembrar que um UX bem feito facilita o caminho dos usuários e deixa-os satisfeitos, o que reflete também na satisfação de quem contrata serviços especializados de UX. Uma produtora digital, como a VitaminaWeb, que já tem experiência em design de interfaces, na construção ou otimização de sites e aplicativos visando a boa experiência do usuário, consegue entregar grandes resultados que beneficiam ambas as partes: usuários e clientes. Clique aqui para saber mais.