A nova moeda publicitária: como a atenção do usuário impulsiona o sucesso nas redes sociais 

Publicado em 04/07/2023 às 20h43

Por Henriane Morelli – maio 28, 2023 

Já faz algum tempo que tenho observado as pessoas sendo bombardeadas por informações, tentando responder a todas as mensagens do WhatsApp, ler todos os e-mails, acompanhar tudo o que acontece no Instagram, ler os artigos do LinkedIn e até mesmo dar aquela espiada no TikTok. Ou seja, todos queremos estar atualizados, não perder nada, mas o tempo parece estar cada vez mais escasso. A todo momento, somos impactados por notificações. 

Recentemente, li uma pesquisa que afirmava que os usuários de mídias sociais no Brasil são expostos, em média, a 6 a 10 mil anúncios por dia. Isso significa que, ao pensar em estratégias de gestão de canais sociais, temos na busca pela atenção nesses meios: amigos, familiares, concorrentes e até mesmo não concorrentes. Assim surge a pergunta: como desenvolver uma estratégia eficaz nos canais sociais em um mundo que vive em uma economia da atenção? Será que essa grande diversidade de marcas, produtos e serviços pode deixar o consumidor confuso e frustrado? 

A atenção do usuário se tornou um recurso extremamente valioso atualmente. Em uma sociedade hiperconectada, a atenção se tornou a nova moeda no campo da publicidade. A estratégia para driblar isso continua sendo a mesma desde quando eu estava cursando a faculdade de comunicação social em 1989 e me especializando em publicidade e propaganda: a criatividade. Sim, a criatividade continua sendo um dos principais elementos para gerar interação com o público, especialmente em um ambiente tão competitivo.

No entanto, existem alguns elementos que podem ajudar a estabelecer uma conexão mais autêntica com os consumidores. Isso envolve criar conteúdo relevante e envolvente, direcionado aos segmentos específicos do seu público-alvo, e a utilização de técnicas persuasivas e genuínas para estabelecer conexões emocionais e incentivar o engajamento. É essencial encontrar o equilíbrio certo entre emoção e persuasão, pois se o conteúdo for excessivamente emocional, as pessoas podem se lembrar apenas da emoção, deixando de absorver a mensagem persuasiva. 

Ao considerar a implementação de ações estratégicas para anúncios, é fundamental enfrentar o desafio de um público constantemente bombardeado por diversas mensagens concorrentes. Se eu sou apaixonada por café, meus rastros me catalogarão como uma potencial consumidora e, consequentemente, todos os fabricantes de café terão acesso à mesma informação. Ou seja, é crucial criar anúncios que se sobressaiam e mantenham o interesse. Para isso, os anúncios devem ser projetados para incentivar a ação imediata e despertar emoções, em vez de se concentrarem apenas em fornecer informações sobre o produto. Por exemplo, em algumas plataformas, é provável que apenas uma pequena parte do seu público prestará atenção à sua mensagem. Nesse caso, a publicidade deve priorizar a captação da atenção e incentivar o compartilhamento da mensagem. 

Na HRI Digital, utilizamos estrategicamente cartazes de filmes e séries populares como forma de capturar a atenção da nossa audiência e estabelecer uma conexão imediata. Descobrimos que uma grande parcela da nossa audiência tem algo em comum: são #ApaixonadosPorCinema. Essa abordagem visa impulsionar o engajamento com a mensagem da nossa marca, aproveitando o apelo visual e emocional desses cartazes, que já têm um impacto significativo no nosso público-alvo. Ao incorporar elementos reconhecíveis e atraentes em nossas campanhas, a HRI Digital cria uma identificação e desperta o interesse em relação à mensagem. Lembrando que utilizamos nossos canais sociais para educar pequenos e médios empreendedores sobre como utilizar as redes sociais de maneira adequada, como contratar um parceiro de maneira correta e ainda oferecer dicas sobre gestão de redes sociais para outros profissionais da área. Queremos mostrar que os canais sociais são excelentes ferramentas de comunicação quando utilizados de maneira correta. A venda de nossos serviços é consequência e não o foco. 

Outra estratégia muito interessante para despertar o interesse daquela audiência que está dando uma espiada nas redes sociais enquanto realiza várias tarefas é criar conteúdos divertidos, brincalhões, inteligentes ou imaginativos. Quem faz isso muito bem e com um desempenho brilhante e cativante é a minha amiga querida Paula Tebett. Se você ainda não a segue, corra e siga agora @paulatebett. 

Uma estratégia muito bacana que utilizamos também na HRI são os efeitos de rede, por meio de convidados. Convidamos usuários, fornecedores e clientes para mostrarem suas soluções ou darem dicas sobre problemas comuns de gestão. Com isso, aumentamos o valor de nossas conexões, mostrando cases reais e resultados de estratégias de marketing no dia a dia. Essa abordagem nos permite fornecer conteúdo diversificado e enriquecedor, além de promover parcerias e compartilhar conhecimentos valiosos. Ao trazer diferentes perspectivas e experiências para nossos canais sociais, buscamos criar uma comunidade engajada e colaborativa, em que todos possam aprender e se inspirar mutuamente. Por meio dos efeitos de rede, fortalecemos nossa reputação como especialistas no campo da gestão de redes sociais, ao mesmo tempo que proporcionamos uma plataforma para que outras vozes sejam ouvidas e reconhecidas. Valorizamos a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento, sempre visando beneficiar nossa audiência e contribuir para o crescimento do setor. Portanto, convidar e envolver diferentes atores do nosso ecossistema nos canais sociais é uma estratégia poderosa para impulsionar o engajamento, enriquecer o conteúdo e fortalecer nossa comunidade.  Separamos em nosso website uma categoria específica para Convidados HRI. Ela é de fácil navegação e utiliza palavras-chave para a divisão dos assuntos. 

Como você poderia incentivar sua comunidade a criar e compartilhar conteúdo valioso que sirva como prova social dos serviços ou produtos que você oferece? Que tipos de emoções você acha que encorajariam a ação da sua audiência? 

Este artigo foi baseado no curso de Estratégia de Mídias Sociais do MIT Sloan School of Management, visando demonstrar a importância do conhecimento acadêmico para o desenvolvimento de estratégias eficazes nas mídias sociais. 

Referência: MIT Sloan School of Management. (2023, 28 de maio). Social Media Strategy: Creating Engagement, Insight, and Action. MÓDULO 2 – The economics of social media: Leveraging the attention economy. 

Henriane Morelli, publicitária especialista em marketing digital e globalização de marcas, apaixonada pela pauta ESG e pelo poder dessa agenda na construção de autoridade nas redes sociais. É fundadora da HRI Digital, diretora de Sustentabilidade e Empreendedorismo Feminino da AnaMid e diretora de Diversidade da APP.