Que tal apostar no LinkedIn?
Estratégia / Investir em MKT / Investir no Digital / Midia Social / Presença DigitalPublicado em 27/09/2020 às 14h56
Se em redes como Facebook e Instagram está cada vez mais difícil crescer de maneira orgânica, isto é, sem investir em anúncios pagos, no LinkedIn o alcance das publicações continua acima da média. Quer motivo melhor para colocar os holofotes nessa plataforma?
Você não acha que o LinkedIn é um banco de currículos, não é?
Com mais de 43 milhões de usuários no Brasil e 690 milhões ao redor do mundo, o LinkedIn se tornou uma das maiores plataformas de conteúdo na internet. Mais do que uma rede social, o LinkedIn funciona como uma excelente oportunidade para quem está buscando visibilidade para sua marca pessoal ou negócio – especialmente em tempos de crise.
Lembre-se: O objetivo principal do LinkedIn é criar conexões humanas.
A chave do sucesso desta plataforma é ser autêntico, aliás, isto vale para todas as redes sociais. Faça uma abordagem objetiva, despretensiosa e verdadeira. Não seja um “spam humano”, como brinca o autor Austin Kleon em seu best-seller “Mostre seu Trabalho!”
OPORTUNIDADE: #LinkedIn
Você sabia que pode ser apresentar com vídeo por meio da seção em destaque do perfil do LinkedIn? A seção em destaque para perfis do LinkedIn, foi introduzida em 2020 e ainda está sendo implementada para contas. Ele é projetado para mostrar sua experiência profissional e conhecimento por meio de links, artigos, mídia e suas próprias postagens no LinkedIn.
Este é o lugar perfeito para compartilhar um vídeo apresentando você e sua empresa. Dica Importante: deve ser um vídeo curto – menos de um minuto – onde você fala diretamente para a câmera. É importante chamar a atenção do seu público nos primeiros segundos.
Vídeos Caseiros, mas com cara de Profissionais!
Como o LinkedIn é uma plataforma de mídia social para profissionais, esforce-se para planejar seu vídeo. Descreva o que você vai dizer e remova qualquer ruído de fundo da cena em que está filmando. Gravar com um microfone conectado ao smartphone funcionará bem, ou você pode investir na contratação de alguém para ajudá-lo a criar seu vídeo. O conteúdo do vídeo é mais importante do que um acabamento polido.
Dica profissional: sempre inclua uma frase de chamariz (CTA) no final do vídeo. Para o LinkedIn, sugiro que você peça às pessoas que entrem em contato e se conectem com você na plataforma.
Se você preferir criar um vídeo animado para explicar seu negócio, existem ferramentas fáceis de usar que você pode usufruir para montar seu vídeo. Depois de gravá-lo, aqui estão duas maneiras de adicioná-lo à seção em destaque do seu perfil do LinkedIn:
O bom conteúdo é a melhor ferramenta para valorizar a sua marca. Compartilhe!
Compartilhe um link de vídeo externo: o LinkedIn não permite que você envie vídeos diretamente para a seção em destaque. No entanto, você pode criar um link para um vídeo externo no YouTube, Vimeo ou outros sites de compartilhamento de vídeo.
Se você ainda não usou a seção em destaque, você pode encontrá-la no menu “Adicionar seção de perfil” em seu cartão de apresentação na parte superior de seu perfil do LinkedIn.
Fica a dica: mantenha sua seção em destaque atualizada. Você pode remover vídeos desta seção ou reorganizá-los para destacar seu vídeo mais recente ou relevante.
Vídeos Nativos, mantenha sua audiência no próprio LinkedIn!
Também existe uma solução alternativa para adicionar um vídeo do LinkedIn à sua seção em destaque, usando as postagens de vídeo do LinkedIn.
Ao gravar um vídeo, lembre-se destas dicas:
Sempre olhe diretamente para a lente da câmera e não para a tela
Use mais energia do que se estivesse conversando com alguém pessoalmente
Sorriso!
Inclua um CTA no final do seu vídeo
Vídeos no Feed, sempre muito bem-vindos!
Você também pode postar vídeos do LinkedIn diretamente no feed de notícias. O vídeo nativo será reproduzido automaticamente em sua rede, enquanto um link para um site externo não. Que tal algumas dicas de conteúdo?
Mostre como usar seu produto: compartilhe dicas para usar seu produto. As demonstrações de produtos são muito populares em outras plataformas de mídia social e você pode se destacar compartilhando esse conteúdo no LinkedIn.
Você trabalha com serviço? Explique o que você faz, mostre as suas habilidades e seu diferencial. Demonstre o porquê de contratar você e não outros serviços similares. A sobreposição de texto com um CTA ajuda a atrair a atenção do público.
Responda às perguntas frequentes: mantenha um registro das perguntas mais frequentes de seus clientes ideais e crie uma série de vídeos no LinkedIn que as responda. Explique os termos-chave que você usa em seu negócio.
Mostre como você trabalha: ofereça para a sua audiência uma visão interna de como você opera o seu negócio. Este olhar por trás das cenas é excelente para gerar engajamento.
Apresente sua equipe: crie um vídeo “conheça o nosso time”. Se você estiver contratando, essa é uma ótima maneira de mostrar aos candidatos como são realmente as pessoas por trás de sua empresa.
Entreviste um cliente ou líder inovador: use softwares como o Zoom para gravar sua entrevista e carregue-a no LinkedIn.
Grave um depoimento de cliente: um depoimento em vídeo de um cliente tem mais impacto do que um depoimento por escrito.
Compartilhe momentos importantes: participação de webinars, lançamento de podcast, eventos etc.
Considere a criação de um espaço de postagem de vídeo regular em seu perfil do LinkedIn para que seu público espere por isso. Isso é ótimo para construir seu fator de “conhecer, gostar e confiar”. As pessoas tomam decisões de compra após várias interações com uma empresa e sua estratégia de vídeo deve fazer parte disso. Por exemplo, se você é um dentista, pode compartilhar uma dica em vídeo semanal sobre profilaxia e, então, quando alguém estiver procurando por um profissional, você será o mais lembrado.
Conteúdo preparado com pelo time da HRI DIGITAL, com inspiração do artigo publicado por Louise Brogan.