Os textos são de Marte e minha audiência é de Vênus. Para que lado eu vou?

Publicado em 31/05/2021 às 16h02

Já falamos disso por aqui, mas, não custa nada reforçar. O primeiro passo para ter uma estratégia de sucesso nas redes sociais, é entender a sua audiência.
Sabemos que quem conhece mais seu cliente, é você mesmo. Mas, também sabemos que se não diagnosticarmos a fundo o comportamento digital de seus seguidores, fica quase impossível construir um conteúdo relevante e com valor. Então, vamos lá? Que tal uma ajudinha?

Para entender a sua audiência, você precisa seguir 5 passos:

1º passo: Defina a sua audiência principal, analisando como o usuário se envolve com o seu conteúdo. Identifique quem ele é e o que ele gosta de consumir;

2º passo: Pesquise sobre o seu usuário, faça perguntas e interaja com ele para identificar necessidades e desejos;

3º passo: Trace as características de sua audiência. Identifique grupos, reações e ações de cada um, como, por exemplo, quem visita o seu site;

4º passo: Observe as pistas e os rastros que seus usuários deixam. Que tipo de emoji eles utilizam, qual o vocabulário utilizado, qual o horário eles interagem com você, etc;

5º passo: Elabore os cenários ideais para os diferentes canais de contato. Para onde você leva a sua audiência: Call Center, WhatsApp, site ou e-mail? Estes canais devem estar em sinergia com as suas redes sociais.

“Criar conteúdo útil e proveitoso requer pesquisa de usuário, planejamento estratégico, metadados significativos. habilidade de webwriting e vigilância editorial. ”

Trecho do livro, estratégia de conteúdo para Web, de Kristina Halvorson.

Eu ainda acrescentaria, criatividade, tempo e dinheiro.

Para realmente se diferenciar nas redes sociais, você deve oferecer conteúdo que incorpore a sua marca de maneira objetiva e autêntica. Deve ser único, ter o seu “tom” e a sua linguagem, e seu conteúdo deve levar a audiência a fazer algo de uma forma melhor, ou mais inteligente, ou ainda de uma forma mais fácil.

E aí, esse conteúdo te ajudou?

Conteúdo preparado com 💛 pelo time da HRI DIGITAL.

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