Maximizando o potencial das mídias sociais por meio da neurociência: engajamento, percepção e ação

Publicado em 29/05/2023 às 16h24

Por Henriane Morelli – maio 21, 2023

As mídias sociais têm se tornado cada vez mais relevantes na sociedade contemporânea, proporcionando uma plataforma poderosa para a comunicação e o engajamento. Com a rápida evolução tecnológica, é fundamental explorar estratégias inovadoras que utilizem os princípios da neurociência para impulsionar o sucesso das ações nas mídias sociais. Neste artigo, baseado no curso de Estratégia de Mídias Sociais do MIT Sloan School of Management, discutiremos como aplicar a neurociência para criar engajamento, percepção e ação em nossas estratégias nas mídias sociais.

Utilização de gatilhos emocionais

Uma das formas mais eficazes de criar engajamento nas mídias sociais é utilizar gatilhos emocionais. Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro para realizar uma ação que, na maioria das vezes, é colocada em prática de forma imediata. Impulsionado por esses gatilhos, o cérebro assume o comando e toma decisões no “piloto automático”. Assim, ao criar conteúdos, estratégias de comunicação e campanhas, é importante buscar despertar emoções positivas, como alegria, empatia e gratidão. A HRI Digital, por exemplo, utiliza o gatilho da reciprocidade para fornecer dicas de estratégias de redes sociais e de segurança no mundo digital, adaptadas à realidade do público, em uma linguagem simples e objetiva.

Personalização com base em insights neurológicos

Compreender o comportamento e as preferências do nosso público-alvo é essencial para direcionar nossas estratégias de mídia social. A personalização de conteúdo consiste em usar dados de clientes (ou usuários) para fornecer publicações, mensagens e ofertas com base nos interesses, no comportamento ou na maturidade do cliente dentro do processo de compra. Por meio dos princípios da neurociência, podemos obter uma compreensão mais profunda das motivações e das necessidades individuais. A HRI Digital busca cada vez mais utilizar bancos de imagens e fazer curadoria de imagens inclusivas. Entender a sociedade como um meio plural e acolher as diferenças vai muito além de um discurso. Nós somos responsáveis por escolher e usar essas imagens, quebrando estereótipos, confrontando preconceitos e dando visibilidade a essas pessoas. Ao personalizar a abordagem de engajamento, adaptando mensagens, formatos e estratégias para cada indivíduo, podemos criar um vínculo mais forte com nosso público e incentivar ações relevantes. Por exemplo, no Dia das Mães, a HRI Digital fez um post comemorativo utilizando uma mãe cadeirante, quebrando estereótipos e promovendo a representatividade.

Figura 01: Post comemorativo do Dia das Mães,  desenvolvido por Kriya + Somni para HRI Digital 

Fonte: Instagram da HRI Digital
Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsOEh82u9BN/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA. Acesso em: 21 de maio de 2023.

Incorporação de elementos interativos e de gamificação

Para impulsionar ainda mais o engajamento do público, é importante explorar formas de incorporar elementos interativos e de gamificação em nossas estratégias de mídia social. A criação de quizzes, desafios ou competições relacionadas aos temas de nossos objetivos, oferecendo incentivos ou recompensas, pode estimular a participação e a ação do público. Confesso que esse é o item que utilizamos com menor frequência e que foi apresentado de uma maneira brilhante no primeiro módulo do MIT. As marcas precisam investir em experiências mais divertidas e em maior vínculo emocional, afinal, as mídias sociais são canais de interação e relacionamento. Não investir em emoção seria o mesmo que investir em um spot de rádio sem um locutor ou um roteiro apropriado. Enquanto nos veículos tradicionais a interação costuma ser unidirecional, a gamificação nas mídias sociais consegue transformá-la em algo lúdico. Isso cria uma sensação de pertencimento e acaba por fidelizar as pessoas. No curso Social Media Strategy, Sinan Aral, autor de “The Hype Machine” e diretor-chefe de Análise Social e Experimentação em Grande Escala, Escola de Administração Sloan do MIT, falou sobre o LinkedIn: “O LinkedIn está sempre me incentivando a continuar preenchendo meu perfil e me mostra uma enorme estrela dourada que posso conquistar se eu continuar um pouco mais”.

A aplicação dos princípios da neurociência nas estratégias de mídia social pode ser um diferencial significativo para obter engajamento, percepção e ação do público. Ao utilizar gatilhos emocionais, personalizar com base em insights neurológicos e incorporar elementos interativos, podemos maximizar o potencial das mídias sociais. 

Este artigo foi baseado no curso de Estratégia de Mídias Sociais do MIT Sloan School of Management, visando demonstrar a importância do conhecimento acadêmico para o desenvolvimento de estratégias eficazes nas mídias sociais.

Referência: MIT Sloan School of Management. (2023, 10 de maio). Social Media Strategy: Creating Engagement, Insight, and Action. MÓDULO 1 – A Máquina do Hype: Mídias Sociais e o Cérebro

Henriane Morelli, publicitária especialista em marketing digital e globalização de marcas, apaixonada pela pauta ESG e pelo poder dessa agenda na construção de autoridade nas redes sociais. É fundadora da HRI Digital, diretora de Sustentabilidade e Empreendedorismo Feminino da AnaMid e diretora de Diversidade da APP.