Fique por dentro das novidades do Instagram!

Publicado em 10/08/2020 às 0h07

O Instagram está entre as plataformas de mídia social mais influentes do planeta! Com mais de um bilhão de usuários – sendo 82 milhões de brasileiros –, ele é conhecido pelo seu alto potencial de engajamento, retorno dos anúncios nos Stories, além do trabalho em parceria com influenciadores digitais.

No entanto, a rede social não está só crescendo em número de usuários, ela está em constante desenvolvimento de novos recursos. Para profissionais de marketing, social media ou interessados que utilizam a plataforma no seu dia a dia, é um grande desafio acompanhar todas as novidades do Instagram. Mesmo que você busque informações sobre atualizações e lançamentos em vários lugares, como no blog do Instagram, portal de notícias ou em perfis de experts em marketing digital, ainda assim, você corre o risco de ficar por fora de muitos acontecimentos.

Principais novidades do Instagram em 2019

Antes de apresentar as atualizações de 2020, confira o resumo das principais novidades do Instagram em 2019:

  • Ocultação das curtidas nas postagens;
  • Lançamento do sticker de contagem regressiva;
  • Permissão para postar prévia de vídeo do IGTV no feed;
  • Lançamento do Instagram Music no Brasil;
  • Exclusão dos visualizadores dos Stories depois de 24 horas;
  • Lançamento do Threads do Instagram.

Principais novidades do Instagram em 2020

Uma das características do Instagram, é acompanhar o que acontece nas outras redes e no mundo para, então, implementar as próprias mudanças. Isso inclui desde ações temporárias, como habilitar o Instagram Live para arrecadar fundos para ONGs durante a pandemia de Covid-19, até ações definitivas como a monetização do IGTV.

Além disso, o Insta tem preocupação especial com os empresários de todos os portes. Frequentemente, disponibiliza recursos que visam aumentar engajamento, visibilidade e facilitar a compra. Não é para menos! Atualmente, a plataforma abriga 20 milhões de perfis comerciais.

Trata-se de um grande público que está cada vez mais disposto a aprender tudo que precisa para manter o negócio ativo e proporcionar novas experiências aos usuários.

Bora descobrir os novos lançamentos do Instagram?

Instagram lança Reels, novo recurso para rivalizar com TikTok

Prova de que o IG está sempre ligado às tendências das outras redes, é a criação do recurso Reels. Depois dos famosos filtros, que competem com o Snapchat, os Reels se tornaram um forte concorrente do app chinês Tik Tok.

Esse novo formato visível no Instagram Stories, permite aos usuários aproveitar várias ferramentas de edição de vídeo com um enorme catálogo de músicas para criar clipes de 15 segundos.

Com o Reels ou Cenas, nome do recurso em português, é possível:

  • selecionar áudio;
  • alterar velocidade;
  • acionar temporizador e contagem regressiva;
  • acrescentar filtros e efeitos nativos;
  • cortar e adicionar novas cenas.

Instagram libera compras de produtos diretamente no app

Quer mais praticidade na hora de comprar um produto que acabou de ver na rede social? Agora você pode efetuar compras no Instagram Shopping diretamente pelo app!
Com a nova opção, toda vez que bater aquele impulso irresistível de comprar um produto de um perfil comercial, em poucos toques o consumidor conseguirá fornecer ao próprio Instagram as informações de pagamento e endereço de entrega.
A sacolinha de compras no canto da foto significa que o produto mostrado ali é anunciado. Basta dar um toque na imagem para que as informações sobre preço sejam exibidas.

Instagram testa tags de compras nas legendas de posts

Como o app tem levado a sério esse lance de e-market, incluiu a possibilidade de acrescentar tags de compras nas legendas dos posts.
O recurso foi habilitado para perfis comerciais, mas se ainda não está disponível para o seu, espera que já vai chegar!
Ao tocar na tag, o usuário é levado à página de compra do produto. Essa é mais uma opção para que os usuários do IG acessem os produtos desejados.

Instagram lança aba ‘Guias’, com dicas e recomendações de bem-estar

Criadores de conteúdo, organizações e figuras públicas da área de saúde e bem-estar, podem se conectar a fim de compartilhar informações sobre luto, ansiedade, depressão e outros temas.
O recurso foi criado a partir da necessidade de disseminar informações confiáveis durante a pandemia de COVID-19.
Com tantas mudanças na rotina de trabalho, sono e lazer, é bom que exista um meio para que aqueles que detêm informações fundamentadas possam divulgá-las facilmente.
O Instituto Vita Alere, por exemplo, é formado por mestres e doutores em promoção da saúde mental e utiliza as Guias para informar sobre o tema.

Instagram lança adesivo em apoio às pequenas empresas

Com tantos negócios em dificuldade, o Instagram criou recursos que compõe uma espécie de força-tarefa em prol das pequenas marcas. Com o novo adesivo “Apoie as pequenas empresas”, as pessoas mencionam as empresas diretamente com o Sticker para dar aos seguidores uma prévia da conta. Ao ser tocado, o adesivo dá as opções de seguir ou visitar o perfil da marca, como na foto mais abaixo.

Se você tem um perfil comercial e usa o adesivo, seu Story é adicionado a um outro Story compartilhado do Instagram. Assim, seus seguidores podem vê-lo junto com outras marcas da categoria pequenas empresas que adotaram o adesivo.

Instagram lança oficialmente a opção de compartilhar Lives para IGTV

Sabe aquela live que ficou tão legal, que teve tanto engajamento que você quase chorou porque acabou?
Então, você podia salvá-la no rolo da câmera, mas agora também pode salvá-la por tempo indeterminado no IGTV. Com a plataforma IGTV crescendo tanto, é uma boa opção para aumentar visibilidade e seu acervo de conteúdos autorais. Também é uma alternativa que agrega mais valor ao conteúdo, e com praticidade. Se suas transmissões ao vivo fizeram sucesso, é só publicá-las de novo no IGTV para que outras pessoas também tenham a chance de assisti-las.

Instagram inicia testes para monetizar os criadores de conteúdo do IGTV

O IGTV tem experimentado parcerias lucrativas com criadores de conteúdos. São duas opções de ofertas testadas no momento: anúncios e emblemas (ou crachás).
Os anúncios funcionam assim: o usuário vê um vídeo no feed principal, ao optar por continuar assistindo no IGTV, verá essa publicidade de 15 segundos de alguma marca grande.

Se quiser, o usuário pode ignorar o anúncio, deslizando a tela. É similar ao modo como o YouTube inclui os anúncios. E, também como no YouTube, cerca de 50% do lucro será destinado aos criadores.
Já os emblemas funcionam dessa maneira: os espectadores do IGTV podem escolher entre três deles, com preços que vão de 0,99 a 4,99 dólares (equivalentes a R$5,26 e R$26,51).
O emblema que você comprou é exibido na frente do seu nome de usuário e seus comentários aparecem mais do que os outros.
⚠️ Fake-news e qualquer informação médica enganosa (inclusive com teor anti-vacina) serão checadas e sumariamente banidas pela plataforma!

Instagram disponibiliza opções de templates no modo ‘Criar’ do Story

Além de fornecer um novo leque de planos de fundo pré-criados para os stories, o modo “Criar” do Instagram Story também oferece designs divertidos e modelos de templates prontos para editar e engajar seus seguidores!
Com o novo recurso, você inclui ao seu Story templates dos mais variados. Entre as opções, estão listas de pizzas e músicas favoritas, desafio de desenho, recomendação de série para assistir, citação do dia e indicações de contas para seguir.

Instagram libera adesivo “Pedir de Refeição” para apoiar pequenos negócios que vendem refeições

O Instagram tem se empenhado mesmo em fortalecer os pequenos negócios. Outro exemplo disso é o adesivo Pedir Refeição. Na verdade, ele visa dar uma força tanto para pequenas quanto para grandes marcas do ramo de alimentação. Restaurantes que usarem o novo recurso poderão receber pedidos de comida diretamente pelo Instagram Stories, graças a um botão configurado em seus perfis. Ao clicarem na figurinha, os clientes são levados até a plataforma de entrega da marca, onde podem concluir o pedido.
Os clientes também podem ajudar os pequenos empresários a aumentarem sua visibilidade. Para isso, têm de adicionar esses adesivos aos stories, assim, todo mundo vai ver de onde pediram aquele prato.
Ótima ideia, afinal, todo mundo sabe quanto vale a referência do consumidor!

Instagram lança adesivo de Agradecimento para expressar gratidão aos profissionais da saúde durante a pandemia

Também pautado nos eventos da pandemia de Coronavírus, o IG lançou o adesivo Hora de Agradecer. O objetivo é demonstrar gratidão aos profissionais de saúde e a todos que têm ajudado durante a pandemia, sejam vizinhos, familiares ou demais trabalhadores. Qualquer pessoa que postar um Story usando essa figurinha, verá sua postagem numa thread especial que contém os stories dos outros usuários que inseriram o adesivo.

Instagram lança adesivo de ‘Desafios’ nos Stories

Tá no tédio? Topa encarar um desafio? O sticker Desafios se tornou uma maneira divertida de interagir nas redes sociais. A intenção é que as pessoas usem @menções, textos e hashtags para se juntar aos desafios.
Se um usuário se depara com o adesivo Desafios ao assistir os stories de outras pessoas, ele também pode participar, basta tocar na figurinha.
O legal é que qualquer um pode tentar um desafio, mesmo sem ter sido marcado.

Instagram anuncia recurso que permite doações em lives

Embora o Instagram já tenha disponibilizado stickers de Doação nos Stories, o novo Live Donations permitirá que qualquer pessoa capte recursos durante a transmissão ao vivo.
O Live Donations chegou um dia depois que o Tik Tok começou a permitir doações tanto nas postagens ao vivo quanto nas lives. Porém, ao contrário da rede chinesa, o recurso do Instagram não tem limites de ONGs que podem ser beneficiadas.

Instagram permite assistir Live pelo computador

Cansado de assistir às lives do Instagram pela telinha do smartphone, enquanto comentários e emojis pipocam na tela sem parar?
A boa notícia é que o Instagram Live já está disponível na versão Web, com uma experiência mais confortável do que a do celular. No Instagram Web, emojis e comentários aparecem numa coluna lateral, não no meio da tela.
Essa versão web também permite comentários e reações em tempo real, mas você ainda não pode publicar conteúdo, criar stories e nem fazer lives.

Instagram libera acesso à DM na versão desktop

Agora, a gente pode, finalmente, enviar DM (Direct Message) pelo computador, basta acessar www.instagram.com do seu navegador.
Quem tem MacOS precisa abrir o site pelo Safari, clicar em Desenvolvedor > Agente do Usuário e então selecionar “Safari – iOS 13.1.3 – iPhone”. Com isso, o Instagram espera facilitar a comunicação das pessoas, já que muitas usam a plataforma em regiões onde o acesso à rede é limitado ou onde os planos de dados são muito restritos, como no Brasil.

Instagram cria lista com sugestões de pessoas para você deixar de seguir

Se você segue tantos perfis que sente até desânimo na hora de fazer limpeza, vá até seu perfil e clique em “Seguindo” para ver as @ com as quais não tem muito contato. A lista de contas que você segue também está dividida em outras categorias como “mais mostrados no feed”, “hashtags” e “adicionados recentemente”. Essa novidade do Instagram leva em conta que as pessoas mudam de interesse, de endereço e até mesmo de amizades. Então, se quiser um feed mais leve e relevante, a hora de dar aquele unfollow é agora!

Instagram lança ‘Emojis de Reações’ para DM

Se a gente pode reagir às mensagens diretas do Twitter e Facebook, deve poder reagir às do Instagram também!
Só que, por enquanto, só temos a opção de reagir com o coração (foi mal pelo trocadilho). Já os funcionários da plataforma têm acesso à versão teste, que inclui os emojis: 😂 😮 😥 😡 👍 👎. É provável que já estarão disponíveis quando você revisitar este artigo.

Além de estimular a interação entre os usuários, o uso de emojis também aumenta o engajamento de consumidores com a marca. Tem até estudo sobre isso. Não foi à toa que incorporaram as reações aos Stories também, em 2018.
Esperamos que você tenha gostado de saber das novidades do Instagram 2020 e que se sinta à vontade para testar algumas delas na estratégia de marketing digital da sua marca.

Fonte: Mlabs 15 de julho de 2020