Compromisso da Osklen com a Valorização da Mulher e a Sustentabilidade
Branding / Gestão ProfissionalPublicado em 01/12/2023 às 14h34
Por Henriane Morelli – novembro 13, 2023
Fonte de Imagens – (Osklen/Divulgação)
Moda com Propósito: O Compromisso da Osklen com a Valorização da Mulher e Sustentabilidade – Uma iniciativa que a HRI adora divulgar.
Imagine uma família gaúcha tradicional, onde a trajetória profissional era a faculdade de medicina e o hobby praticar esportes radicais e fazer viagens de aventura. Agora, imagina um médico ortopedista, Oskar Metsavaht, vindo dessa família, que virou empresário, designer da grife Osklen e presidente do Instituto-E, uma entidade especializada em gestão de ações ambientais sustentáveis. Não tem como não ser algo incrível, não é?
Isso prova que não importa de onde vem a sua formação, a sua história. Marcas fortes têm um propósito verdadeiro, autêntico. E quando esse propósito tem a ver com o planeta, a marca se torna viva e lucrativa.
Segundo Oskar Metsavaht: “Nobre é comprar menos coisas, mas produtos que sejam bons e que saibamos a origem deles, com valores sustentáveis em toda a cadeia social e ambiental por trás da produção.”
Criada em 1989 por Oskar Metsavaht, médico, artista, designer e ambientalista, a Osklen tem liderado o caminho da inovação na moda sustentável. Comprometida com atitudes socioambientais positivas em parceria com o Instituto-E*, em prol do desenvolvimento humano sustentável, a marca tornou-se referência no Brasil e internacionalmente por seu estilo autoral, inovação em design e pelo uso de matérias-primas desenvolvidas com base em critérios sociais, ambientais e econômicos, os e-fabrics.
A Osklen segue o conceito ASAP – As Sustainable As Possible, As Soon As Possible | O mais Sustentável Possível, O mais Breve Possível, que guia o desenvolvimento de projetos e produtos, buscando o menor impacto socioambiental e reforçando a necessidade de agirmos hoje, agora, na adoção de hábitos e ações cada vez mais sustentáveis.
As coleções e projetos da Osklen reforçam a união dos pilares da arte, design, lifestyle e sustentabilidade, priorizando o pensamento sustentável através de materiais e processos de fabricação com o menor impacto socioambiental possível.
Osklen é a expressão de um estilo de vida definido pelo equilíbrio da vida urbana integrada à natureza, em que o orgânico e o tecnológico, o local e o global, o luxo e a simplicidade são conceitos complementares.
A sustentabilidade assume um papel cada vez mais central nas estratégias e gestão das organizações. A compreensão de que os impactos de uma empresa vão além de suas operações diretas, estendendo-se à sua cadeia de suprimentos, resulta em uma crescente pressão dos consumidores e em demandas regulatórias. Diante desse cenário, as empresas são instigadas a assumir responsabilidades que ultrapassam os limites de suas operações diretas e a obter maior visibilidade sobre as práticas sustentáveis de seus fornecedores. Para muitas organizações, o controle exclusivo dos fornecedores diretos já não é suficiente, tornando essencial o desenvolvimento de mecanismos para monitorar também os fornecedores indiretos. Esse enfoque mais abrangente visa garantir uma gestão responsável e sustentável em toda a cadeia de valor.
A literatura contemporânea destaca como uma das principais tendências da indústria atual a adoção do paradigma da economia circular, que envolve a reorientação e transformação da produção e do consumo com base nos princípios de reduzir, reciclar e reutilizar. Diferentemente do processo industrial linear, que historicamente segue o modelo de “extrair, transformar, usar e descartar”, o sistema circular considera esse padrão como insustentável e propõe mudanças urgentes em todos os aspectos.
De acordo com um estudo do varejo, nosso consumo atual de recursos naturais é 50% mais rápido do que nossa capacidade de os substituir. Diante disso, estima-se que em 2030 nossa demanda exigirá mais recursos do que o que podemos encontrar em dois planetas. Hoje, 65 mil milhões de toneladas de recursos são extraídas globalmente todos os anos, dos quais se reciclam apenas 7%. As previsões são catastróficas, no entanto, o que vem sendo feito para mudar esse cenário? Como conseguimos reduzir os desperdícios e preservar os recursos que já estão em uso na economia?
A política de redução, reuso, reparo e reciclagem da Osklen é um novo horizonte para o setor e traz uma série de iniciativas, programas e práticas interessantes para repensar e inspirar inovações neste tema.
A empresa apresenta um propósito sustentável consistente, pautado em uma gestão rigorosa da cadeia de suprimentos, desenvolvendo diversas práticas:
1. Códigos de conduta dos fornecedores;
· Acordos com organizações que regulamentam as normas e condições trabalhistas;
· Processos bem definidos de aquisição de novos fornecedores;
· Políticas de compras responsáveis e comércio justo;
· Auditorias ambientais e sociais em produtores, fábricas e confecções (Social/Environmental Responsibility Team-SER);
· Relatórios de transparência e um blog (The Cleanest line) com as informações sobre toda sua rede de suprimentos e os impactos dos produtos para acesso dos consumidores.
2. Revenda de roupas: aumento da utilidade e valor do produto. A empresa criou um site para revenda de suas próprias roupas usadas, o Worn Wear – O programa funciona assim: os clientes levam seus artigos usados para os pontos de coleta nas lojas da marca e, em troca, recebem créditos que podem ser usados para comprar peças novas nas lojas ou peças usadas no novo site.
3. Sistema de reparos: incremento da vida útil da peça. Nas lojas físicas da marca, é possível levar roupas com pequenos danos para conserto da peça.
4. Campanhas para Consumo Consciente: comunicação e engajamento com o público. A marca lançou em 2011, durante a popular Black Friday, a famosa sexta-feira em que os americanos vão às compras de forma compulsiva, um anúncio de página inteira no tradicional jornal The New York Times dizendo: “Não compre esta jaqueta”. Logo abaixo, os avisos:
REDUZA. Nós fazemos produtos que duram muito tempo, assim, não compre aquilo que não precisa.
RECUPERE. Nós o ajudamos a recuperar seu produto PATAGONIA, se prometer que irá consertá-lo quando estiver danificado.
REUSE. Nós o ajudamos a encontrar um novo lar para o seu produto que não mais precise, caso tenha interesse em vendê-lo ou passá-lo adiante.
RECICLE. Nós buscaremos seu produto que está inutilizado se prometer que irá deixá-lo longe de um aterro sanitário ou incinerador.
Mais recentemente, a Osklen lançou uma campanha cujo conceito central era a proposta “Celebrate the stuff you already own”, algo como “Celebre as coisas que você já tem”. A campanha, que foi criada como antídoto para conceitos de promoção comercial, consiste em histórias de pessoas contadas a partir de peças de roupa da marca que as acompanham há muito tempo, ilustradas com fotos que traduzem o mesmo conceito como, por exemplo, uma jaqueta infantil que tem em sua etiqueta os sete nomes das crianças a quem ela já pertenceu.
5. Uso de matérias-primas recicladas, sustentáveis: a Osklen possui um site com a lista de todos os insumos utilizados pela marca. Além de participar como membro de diversos movimentos e cooperações em prol da produção renovável e responsável.
6. Patagonia Action Works: ativismo ambiental. Esse projeto faz parte do compromisso e do ativismo da empresa com as causas ambientais. A Patagonia apoia diretamente ONGs e Associações de base que trabalham para encontrar soluções para os problemas dos ecossistemas. Eles disponibilizam um site para conectar pessoas preocupadas com essas questões que desejam conhecer e investir nesses projetos.
E não para por aí. A Marca leva a sério cada letra do ESG!
Equiparação salarial
A Osklen estabelece faixas salariais de acordo com o cargo, independente de quem o ocupa. Assim, seja qual for o gênero, raça ou qualquer outra característica do funcionário, seu salário será proporcional à sua função e equivalente ao de outro funcionário que ocupe o mesmo cargo ou cargo equiparável. Em níveis de gestão, onde cargos apresentam características e relevância que podem variar mais, os salários também podem variar de acordo. Nestes cargos, o salário médio das mulheres está levemente superior ao dos homens, nos dados referentes a junho de 2022.
E adivinha só o que mais? Todos que acompanham nossos canais de comunicação sabem que a HRI apoia várias iniciativas que têm como bandeira a valorização da educação, o empoderamento das mulheres, a aceleração de talentos femininos no mercado e mulheres na liderança. A Osklen pensa da mesma forma:
A Osklen, em parceria com o Instituto-E, trabalha há anos com grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que encontram no artesanato uma saída não só para geração de renda, mas também como forma de empoderamento, resgate de valores culturais e inclusão social.
Alguns dos grupos com os quais a Osklen colabora são:
Mulheres Tricoteiras de Queimados: Localizado na região da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, este grupo formou-se inicialmente por 5 mulheres que se conheceram em um projeto social focado no auxílio de jovens em áreas de risco. Através do desenvolvimento de oficinas para capacitar as mães dos jovens atendidos pelo projeto social, o grupo tornou-se um coletivo de artesãs unido em torno de trabalhos manuais de tricô e crochê. Com o auxílio contábil e jurídico da Osklen e do Instituto-E, as integrantes puderam se formalizar como microempreendedoras (MEIs), e atualmente o grupo conta com mais de 15 artesãs, que produzem para grifes de moda e decoração. Além disso, o projeto já capacitou mais de 40 mulheres desde sua fundação.
Bordando o Futuro: A associação Bordando o Futuro de Itaperuna (RJ) é composta majoritariamente por mulheres com mais de 60 anos, totalizando cerca de 35 bordadeiras. Através dos trabalhos conduzidos em parceria com a Osklen, essas mulheres geram renda e promovem o resgate de uma arte transgeracional.
Coppart (parceiro da Osklen em 2018): A cooperativa Coppart, de Sauípe (BA), aplica uma técnica ancestral da etnia tupinambá em suas peças, que são confeccionadas exclusivamente com materiais sustentáveis. Ao comprar sua produção, a Osklen proporciona fonte de renda para cerca de 300 mulheres e resgata seus saberes, valorizando o artesanato brasileiro em parceria com a Artesol.
Dia-Manta (parceiro da Osklen desde 2017): O projeto Dia-Manta, localizado em Ayacucho – Peru, desenvolvido em parceria com a ONG SOLID, garante trabalho digno para aproximadamente 145 mulheres em situação de vulnerabilidade social através da confecção manual de peças de tricot. Além da capacitação técnica, o programa trabalha na melhoria das condições de vida dessas mulheres por meio de coaching individual e sessões de grupo baseados no desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e condições de vida em família.
Parte dos rendimentos provenientes da produção das peças de tricot são destinados ao auxílio de mães adolescentes em situações de risco. Entre 2010 e 2018, o projeto atendeu 2.714 adolescentes e 351 crianças.
Compromissos da Marca:
Portfólio 100% ASAP até 2030’
23% redução em suas emissões de CO2 até 2030
Vamos construir um futuro melhor e mais sustentável?
Fonte: ProjetodeEstudoCOPPEAD/UFRJ&INSTITUTO e website da marca.