Como dar um “boom” na estratégia de marketing de sua loja

Publicado em 31/05/2021 às 15h26

A maioria das pessoas olham para as redes sociais como um atrativo pessoal, uma distração, um “arrasta pra cima” só pra matar a curiosidade do que está ali, por trás daquele anúncio. Mas, você já parou pra pensar que essa estratégia, nada mais é do que Marketing Digital? Pois bem, apesar desse pensamento estar equivocado, em ser apenas um passatempo, elas acabam dando um direcionamento quando pensamos na estratégia de comunicação digital, inclusive, quando se trata do mundo da moda, — uma área na qual tudo é estética, visual — as redes sociais podem ser uma aliada de peso para a sua marca de roupas, calçados e tudo que engloba o conceito “moda”. Para nos dar algumas dicas de como dar um “boom” na estratégia de marketing de sua loja, convidamos Wilsy Chazan, especialista em Branding no segmento da Moda, para nos contar sobre como fazer fotos, melhorar o stories de sua loja, trabalhar com influencers e nos dar dicas de estilo. Confira abaixo, as dicas de Wilsy Chazan.

Independente do seu negócio, hoje em dia, o Instagram e as redes sociais no geral, são uma vitrine aberta de alto impacto, e nós temos que saber usar isso a nosso favor.

Primeira coisa importantíssima que você precisa fazer é definir o seu público alvo. É importante você definir o seu público alvo para saber qual tipo de linguagem você vai falar com ele, que tipo de imagem você vai usar pra atrair essas pessoas e, principalmente, que tipo de produto você vai ter na sua loja ou quais serviços você vai oferecer.

“Ah, mas Wilsy, meu público alvo é amplo, eu atendo mulheres de 25 a 70 anos.” Esquece isso! O que você vai comunicar para uma menina de 25 anos, não é a mesma forma, não é a mesma linguagem que você vai usar com uma senhora de 70 anos. Você tem que definir o seu público alvo, e ele tem que ser coerente para você ter uma boa estratégia de marketing.

Eu tenho clientes que me falam, “ah, mas eu vendo pra família inteira”, tudo bem, você pode vender pra família inteira, mas o seu foco, a sua estratégia principal, tem que ser no seu público alvo. Você pode definir seu público alvo por faixa etária, sexo, poder aquisitivo, localização e hábitos de consumo.

Definiu seu público alvo? Foi pra rede social? Pegue seu Instagram, e transforme-o num Instagram comercial. No comercial, você tem várias ferramentas que podem ser usadas para saber qual a melhor hora de postar uma foto, ou subir um vídeo, qual o público que está procurando mais os seus produtos ou os seus serviços, o que esse público faz, quem ele gosta de seguir. Existem várias ferramentas dentro do Instagram comercial, e é através dele que você consegue gerenciar a sua página nessa rede social.

Com público alvo definido e Instagram conta comercial, aí sim, você vai focar em toda a sua timeline que inclui fotos, vídeos, stories, o seu conteúdo, as hashtags, o visual da sua página, tudo o que você vai fazer pra melhorar, pra atrair e conquistar o público que você deseja.

O Instagram é uma vitrine poderosa, em que hoje em dia, conseguimos vender muito através e com baixo custo. Você tem que pensar que a sua página é uma vitrine, então, o que você colocaria nessa vitrine pra atrair o seu cliente?
Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos, uma loja de roupas, primeira coisa que você tem que ter em mente, é: fundo branco não rola mais, pois as pessoas precisam se conectar e elas não se conectam com fundo branco.

Então, no caso da loja de sapatos: colocar a foto inteira, montar o look, dar uma dica de como usar o sapato num look. Pode ter uma foto só do sapato? Pode! Mas, tem que ter um fundo bacana, um ambiente aconchegante e atrativo.
Se for uma loja de acessórios, você também pode colocar peças pra combinar com aqueles acessórios. Você tem que casar a imagem pra conseguir despertar o desejo.

Ninguém vai em uma rede social pra comprar, então, você tem que despertar o interesse no seu cliente, e você faz isso com fotos e conteúdos atrativos.

Se você colocar um produto com foto de fundo branco, isso não vai despertar o desejo nas pessoas, pois elas não gostam de Instagram com cara de catálogo, até fogem disso, pois com tudo que estamos passando, hoje, a pensamos melhor em que vamos investir nosso dinheiro, e investir em coisas que a gente realmente precisa.

É legal você colocar fotos dos bastidores da loja, dos bastidores da campanha, ou do seu dia a dia, como “ah, olha só o que chegou aqui, que legal”, e pegar uma caixa abrindo o sapato. Você tem que pensar em estratégias que despertem interesse.

O Instagram é uma plataforma que oferece muitas ferramentas que você pode utilizar, como, por exemplo, fotos carrossel que são várias fotos seguidas em um mesmo post, fazer vídeos, usar o stories que são vídeos curtos ou usar o IGTV com vídeos mais longos. Então, é bacana dar uma mesclada em todas essas ferramentas, usando um pouco de cada. Priorize a qualidade e os detalhes do que vai apresentar para ganhar a atenção do seu público.

Uma coisa bacana na sua página, são fotos e vídeos com uma identidade de marca. Você pode usar a paleta de cores do seu logo ou da sua marca, assim, o feed fica mais organizado. Por exemplo, em minhas redes, eu procuro sempre usar o mesmo logotipo, a mesma letra. Se você é uma loja, pode usar as cores da paleta atual na nova coleção ou de um novo lançamento.

Feed organizado, com fotos bonitas, com boa qualidade. Evite foto embaçada, com imagem distorcida. Não adianta postar de qualquer jeito, pois isso não vai conectar, e você vai perder seu tempo, seu trabalho e não terá retorno.

Outra forma para atrair mais seguidores, é usando as hashtags, que são aquelas palavras de busca com o símbolo jogo da velha “#”. Você pode fazer uma busca no próprio Instagram para saber quais são as mais procuradas para usá-las. Por exemplo, se vai postar um sapato de onça, você coloca uma #sapatodeonca. Isso vai funcionar muito mais do que usando a #modafemina ou #modamasculina, pois são hashtags mais amplas. O ideal, é mesclar, porém, é possível mais impacto quando você usar a # certa. Procure usar hashtags nacionais, porque é onde o seu público está. Só use em outra língua se isso for fazer sentido para seu negócio. Outra coisa que você pode fazer para facilitar a busca dentro da plataforma dos seus produtos ou serviços, é criar uma hashtag do seu trabalho. Pode ser com o nome da sua loja, da sua marca específica, de um produto. Eu, por exemplo, uso a #wilsychazan em toda publicação que faço.

Além das fotos, você também precisa ter uma legenda atrativa, que ajude a se comunicar com seu cliente. Uma dica que dou é fazer perguntas como “E aí, vocês gostaram da peça? Usariam?”. Ou fazer enquetes, ou uma chamada para ação do tipo “venha conferir, venha conhecer a nova coleção!” Assim, o seu consumidor vai interagir com você, ele vai poder responder e conversar, e isso possibilita conectar e fidelizar o seu público.

É importante que você tenha conteúdo relevante, apostando no que será divulgado, sem postar foto à toa. Colocar uma legenda bacana, oferecer conteúdo gratuito para sua audiência, fará com que você cresça de uma maneira orgânica. Então, foque! Pense no conteúdo que vai divulgar, fazer um planejamento mensal da quantidade de posts que você vai ter, se vai postar 3 vezes na semana, ou 2 vezes na semana, ou 1 vídeo por semana, tendo assim uma programação, com um tema, pois não adianta postar uma foto atrás da outra, com muitas postagens desconectadas. Tem que ter estratégia!

Você também tem a opção de usar os stories, que são vídeos mais curtos, postagens mais rápidas, não tão estruturadas, e que ficam apenas 24 horas no seu feed. Para uma coisa mais rápida, você pode usar os stories, aliás, você deve usar os stories, pois as pessoas estão cada vez mais consumindo vídeos.

Outra estratégia bacana e importante, é você fazer parcerias com os influenciadores. Os criadores de conteúdo, as celebridades, blogueiras, têm uma ferramenta no Instagram que possibilita parcerias com essas pessoas, e são elas que estão ditando moda e influenciando uma boa parte da população.

Quando você leva a mensagem certa, para pessoa certa, na hora certa, vale ouro! Essa pessoa vai se conectar com a sua marca, vai virar uma seguidora, uma cliente potencial e você vai realizar uma venda!

Com trabalho de formiguinha, você seguindo esses passos, vai criar estratégias de vendas e de marketing muito mais assertivas e eficientes.

Wilsy Chazan, é especialista em Branding no segmento da Moda. Formada em Comunicação Social, Pós Graduada em Gestão de Negócios com Habilitação em Marketing pela ESPM e com vivência no Canadá, empreendeu por 10 anos na área da indústria hospitalar, 5 anos no varejo de moda íntima e desde 2011 alia sua experiência com a paixão pela moda e a arte de vestir. Membro da AICI -Association of Image Consultants International, se dedica prestando consultoria a indivíduos e empresas na definição consistente de sua imagem de mercado, afinando o discurso entre seus princípios e valores e a imagem que transmitem ao mundo.

Quer saber mais sobre Personal Branding, Marca e Marketing Pessoal, Estratégia de Imagem, Estilo e Cores? Acesse o site: https://wilsychazan.com/ ou siga o perfil nas redes sociais: @wilsy.chazan