O que é Pinterest? Entenda como usar essa rede social
Estratégia / Investir no Digital / Midia SocialPublicado em 11/12/2020 às 20h39
Imagina acrescentar em sua estratégia de marketing uma plataforma que está encantando todo o mundo? Pois é, entender o que é o Pinterest e suas funcionalidades podem mudar sua vida!
O Pinterest despontou como uma ótima ferramenta para o marketing digital e vendas online. Basicamente, ele é uma plataforma online de descoberta visual.
Nela, os usuários encontram ideias e referências para diferentes objetivos e salvam esses insights, agrupando-os em pastas, uma rede social de compartilhamento. Esse compartilhamento de imagens pode ajudar muito na estratégia de marketing digital quando você entender como funcionam as coisas nessa rede social.
Como usar o Pinterest?
Antes de você começar sua jornada pelo mundo visual do Pinterest, é importante conhecer as palavras e termos comuns a essa rede social:
- Pin: é o post dessa rede social, ou “ideia” visualizada pelo usuário;
- Board / Painel: pastas para separar os pins salvos em temas ou categorias, da forma que desejar. É possível configurar a privacidade dessas pastas;
- Pin It: botão pelo qual o usuário transforma uma imagem externa ao Pinterest em um pin, adicionando-a em um de seus painéis;
- Re-Pin: é equivalente ao share, ou compartilhar, do Facebook. O usuário pode dar um re-pin em uma imagem que já salva no Pinterest e incluí-la em uma de suas pastas;
- Place Pin: recurso que faz o painel aparecer em forma de mapa. Ideal para marcar e destacar as localizações dos pins salvos;
- Follow: é a opção para seguir outros usuários e acompanhar suas atividades no feed do Pinterest.
Agora que você já sabe os principais termos da plataforma, confira um guia prático para utilizar o Pinterest e aproveitar todos os seus recursos.
Criando um novo perfil
É muito simples criar uma conta no Pinterest!
Basta selecionar a opção “Criar conta” na página inicial do site e preencher os campos com os dados solicitados. É possível, nesse processo, vincular sua conta com os dados de acesso do Facebook ou Google.
Criando Pins no Pinterest
Vamos combinar que se for para ficar com pastas vazias, não vai adiantar muito estar no Pinterest, né?Por isso, não deixe para amanhã o pin que você pode salvar hoje! E há diferentes possibilidades para fazer isso.
Repinar fotos de terceiros no Pinterest
Seja procurando referências para um projeto, ideias para se inspirar ou fotos de gatinhos fofinhos, é muito fácil você ficar um tempão navegando pelo Pinterest e rolando o feed admirado com as imagens que a plataforma indica.
E você pode ir salvando todos os pins que gostar! Basta passar o mouse no pin, selecionar a pasta desejada — ou criar uma nova, na hora mesmo — e clicar no botão “Repin” (ou “Salvar”, na versão em português).
Novos Pins com fotos próprias
Você pode salvar um novo pin com imagens próprias, fazendo o upload delas em seu board no Pinterest. Também é possível indicar a url de uma imagem que encontrou na internet ou informando o link do site onde ela está hospedada.
Para criar um novo pin, basta clicar no botão em formato de “+” que aparece no canto inferior direito da tela em todas as páginas do Pinterest, e depois em “Criar um Pin”, como você pode conferir na figura abaixo.
Ao clicar no botão, aparecerá a tela pela qual poderá salvar seu novo pin. Para fazer o upload, basta arrastar e soltar a imagem desejada para o espaço indicado ou clicar no botão para encontrá-la em seus arquivos do computador.
Após isso, é só preencher o título, a descrição e o link para onde deseja conduzir quem encontrar esse pin, escolher a pasta na qual será salvo e clicar em “salvar”.
Para importar uma imagem de algum site externo ao Pinterest, clique no botão “Salvar do site” e insira o link da página ou a url própria dessa imagem.
Botão do Pinterest para o navegador
Uma outra opção para criar pins com imagens externas à rede – de forma ágil e sem precisar acessar o site da plataforma – é pelo botão do Pinterest para o navegador.
O recurso, que pode ser instalado por este link, adiciona uma extensão ao seu navegador. Com este botão, você poderá criar novos pins de qualquer página que você acessar. Basta estar logado com sua conta do Pinterest.
Esse botão é ótimo para salvar instantaneamente uma ideia ou referência que você encontra, muitas vezes sem querer, ao acessar artigos, notícias, blogs e qualquer outra página na internet, sem correr o risco de deixar para depois e acabar perdendo o achado. Mais vale um pin salvo que dois perdidos.
Há duas formas de criar um pin com o botão do Pinterest para o navegador:
- Barra de endereço: ao instalar a extensão do Pinterest, aparece um botão no janela do navegador, ao lado da barra de endereço. Ao clicar nele, aparecerá uma tela com as imagens relacionadas àquela página. Você pode selecionar até 10 imagens para salvar no Pinterest.
- Diretamente na imagem: com a extensão do Pinterest instalada, ao passar o mouse em cima de uma imagem, aparecerá o botão “Salvar”. Clique nele e escolha a pasta na qual quer criar o novo pin.
Como usar o Pinterest para as estratégias de marketing da marca?
O uso de imagens para transmitir ideias é uma ferramenta poderosa da comunicação. E se “uma imagem vale mais que mil palavras”, como diz o ditado popular de autoria do filósofo chinês Confúcio, imagine, então, o quanto vale um montão delas! E essa é a proposta do Pinterest: comunicar e inspirar por meio de imagens.
O Pinterest oferece a possibilidade de se criar uma conta corporativa. Além da possibilidade de encontrar referências para projetos e também produção de conteúdos, o Pinterest pode ser incluído na sua estratégia de marketing, para divulgar sua marca e ajudar a aumentar o engajamento do público e converter novos negócios.
Com a conta do Pinterest para empresas, a marca poderá interagir com o público, se posicionar, divulgar serviços e demonstrar o uso de seus produtos por meio de fotos, entre outros recursos.
E, ainda, com a opção de inserir link de destino nos pins criados, a empresa poderá direcionar o público para seu e-commerce, blog, rede social, formulário de contato ou outra página desejada.
O perfil business tem, ainda, muitas vantagens em relação ao pessoal, como o acesso ao Analytics da conta e informações do público, gerenciador de anúncios, dados de conversão, acesso à plataforma de publicidade e a possibilidade de se inscrever como uma loja verificada.
A conta do Pinterest para empresas representa uma grande oportunidade para as marcas, especialmente frente ao grande crescimento que a rede social tem alcançado nos últimos tempos. Só no Brasil, são mais de 38 milhões de usuários mensais realizando buscas de todos os tipos na plataforma, e muitas empresas já estão ativas na rede
Converta a sua conta pessoal do Pinterest para empresa
Se a marca que você gerencia já tem uma conta pessoal na plataforma, é possível migrá-la para uma conta do Pinterest para empresas.
Para converter o perfil pessoal em um corporativo, é só acessar o link a seguir ou, ao logar no Pinterest, clicar na seta do lado direito à foto de perfil no menu superior e escolher a opção “Tenha acesso a ferramentas para empresas”. Depois, clicar em “Mudar para conta business”, no fim da página.
Outra opção é vincular uma conta business ao perfil pessoal. Esta alternativa mantém as duas contas separadas, mas com o mesmo login para acesso. Para isso, é necessário clicar na seta do menu superior e ir em “configurações”. Depois, acessar “configurações da conta” e rolar a tela até “Alterações na conta”. Em “Conta business vinculada”, clicar no botão “começar”.
Acompanhe as métricas no Pinterest Analytics
Para que uma estratégia de marketing digital seja efetiva é necessário acompanhar e analisar os indicadores e métricas da marca no ambiente online.
Uma das vantagens da conta do Pinterest para empresas é ter acesso ao Analytics da plataforma, ferramenta pela qual a marca pode analisar o engajamento do público com os pins criados, descobrir como é a interação com o conteúdo salvo das contas conectadas e conferir os pins mais populares do perfil para ajudar na estratégia de criação de conteúdo.
Para encontrar essas informações, é só acessar o Pinterest Analytics e filtrar a visualização dos dados por período, dispositivo e formato dos conteúdos publicados no perfil.
Além das informações sobre o engajamento do público com o perfil, o Pinterest Analytics também fornece dados sobre o público, ajudando a marca a conhecê-lo melhor. É possível visualizar e comparar elementos como idade, gênero, localização e dispositivos mais utilizados pelos usuários que seguem e interagem com perfil da empresa.
E, ainda, esse recurso do Pinterest é gratuito!
Preencha todas as informações dos Pins
Para aproveitar ao máximo os recursos do Pinterest para empresas é importante otimizar o perfil da plataforma para condizer com a estratégia de marketing digital da marca.
Não deixe de preencher todas as informações dos pins e das pastas criadas, como um bom título, uma descrição bem elaborada com uso de palavras-chave e o link de destino para ajudar na conversão. Os seguidores de uma marca esperam uma eficiente entrega de conteúdos.
Assim como em outras redes sociais, nas quais os recursos visuais são importantes, não esqueça de dar valor à identidade visual da marca.
Descubra o que é Pinterest Shopping e utilize esse recurso
De acordo com a própria rede, a maioria dos usuários do Pinterest utilizam a plataforma e salvam pins com a intenção de comprar algo.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Pinterest, 72% dos entrevistados afirmam que usam a rede para encontrar novas ideias para sua vida cotidiana e hobbies, o que pode resultar em compras. O número representa quase o dobro do Google.
E, por isso, a plataforma tem investido cada vez mais em um recurso exclusivo para marcas: o Pinterest Shopping.
Com essa ferramenta, o usuário pode comprar produtos diretamente pelo Pinterest, de forma rápida, fácil e segura. E o mais legal é que os produtos são uma categoria de pin, criados pelas empresas ativas na rede social, o que otimiza bastante o perfil da marca e aumenta os índices de conversão.
Esses pins não mostram apenas o produto, mas também o preço e disponibilidade em estoque. As informações não precisam ser inseridas no Pinterest, pois são atualizadas automaticamente de acordo com o que é disponibilizado no site de vendas da marca, por meio de uma tag do Pinterest Shopping inserida nas páginas de produtos.
Integre o Pinterest com outras redes sociais
Além de incluir o Pinterest na estratégia de marketing digital e traçar um planejamento de produção de conteúdos específico para esse rede, é possível melhorar ainda mais os resultados do perfil business.
Uma das táticas para isso é integrá-lo com as demais mídias sociais da marca. Uma comunicação integrada tem força muito maior para conseguir resultados que uma comunicação individual para cada rede.
Você pode, por exemplo, compartilhar os pins em outras mídias, como Facebook. Ao passar o mouse ou clicar em um pin, aparecerá um botão que permite o compartilhamento, conforme a imagem abaixo.
Você também pode incorporar pins individuais e pastas inteiras em seu blog, por meio do recurso de “incorporar” ou por meio de widgets.
Dessa forma, você atrai mais público para seu perfil e aumenta tanto o tráfego quanto o engajamento, gerando novas oportunidades de conversão. Além disso, transformar os visitantes em seguidores é importante para qualquer rede social.
E agora que você já sabe o que é Pinterest e como incorporá-lo em sua estratégia de marketing digital, é hora de aumentar o número de usuários que seguem você na plataforma para conseguir fazer o seu perfil deslanchar.
Bem, mas não adianta entender o que é o Pinterest e como usá-lo na sua estratégia de marketing se não tiver pessoas acompanhando, né? Por isso, aproveite a visita para conhecer dicas infalíveis para ter seguidores no Pinterest!
Fonte Conteúdo e imagens: mLabs