Diversidade e inclusão no local de trabalho

Diversidade e inclusão no local de trabalho (D&I) deixaram de ser uma tendência corporativa, e, agora, são consideradas um imperativo de negócios para organizações globais. O conceito continua ganhando força no mundo corporativo à medida que seus benefícios se tornam cada vez mais claros, visto que muitos funcionários o tornam um fator decisivo para a escolha de seu empregador.

Josh Bersin, analista e pesquisador líder do setor, considera a diversidade e a inclusão um dos tópicos mais quentes desses poucos anos. Ele disse que “não é um programa de RH, mas uma estratégia de negócios”. É verdade que a “agulha é acionada pelo RH”; no entanto, não basta ser apenas um programa de RH.

As empresas que adotam a diversidade e a inclusão em todos os aspectos de seus negócios superam estatisticamente seus concorrentes.

O que é diversidade e inclusão?

Diversidade e inclusão são a missão, as estratégias e as práticas de uma empresa para apoiar um local de trabalho diversificado e aproveitar os efeitos da diversidade para obter uma vantagem comercial competitiva. As empresas que criam ambientes de trabalho diversificados e inclusivos são mais adaptáveis, criativas e tornam-se ímãs que atraem os melhores talentos.

O que é diversidade no local de trabalho?

Diversidade no local de trabalho é compreender, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, incluindo aquelas: de diferentes raças, etnias, gêneros, idades, religiões, deficiências e orientações sexuais com diferenças na educação, personalidades, conjuntos de habilidades, experiências e bases de conhecimento.

A diversidade é percebida de forma diferente pelas gerações. A geração do milênio vê a diversidade no local de trabalho como a combinação de diferentes origens, experiências e perspectivas, e acreditam que tirar vantagem dessas diferenças é o que leva à inovação.

A Geração X e os Boomers, por outro lado, veem a diversidade no local de trabalho como representação igual e justa, independentemente da demografia, sem necessariamente considerar a relação da diversidade com os resultados de negócios. Diversidade e inclusão são mais do que palavras da moda e precisam ser levadas a sério e compreendidas no local de trabalho.

O que é inclusão?

A inclusão no local de trabalho é um ambiente de colaboração, apoio e respeito que aumenta a participação e contribuição de todos os funcionários. Na verdade, a verdadeira inclusão remove todas as barreiras, discriminação e intolerância. Quando aplicado corretamente no local de trabalho, é natural que todos se sintam incluídos e apoiados.

Uma pesquisa com 330 executivos de RH feita pelo professor Roberson descobriu que as melhores práticas de diversidade e inclusão incluem:

  • Tratamento justo;
  • Igualdade de acesso a oportunidades;
  • Trabalho em equipe e colaboração;
  • Um foco na inovação e criatividade;
  • Flexibilidade organizacional, capacidade de resposta e agilidade;
  • Processos de resolução de conflitos que são colaborativos;
  • Evidência do compromisso da liderança com a diversidade (por exemplo, nomeando um Diretor de Diversidade/Igualdade);
  • Representação da diversidade em todos os níveis da organização;
  • Representação da diversidade entre as partes interessadas internas e externas;
  • Diversidade educação e treinamento.

O interessante a se notar é que os funcionários percebem sua empresa como diversa e inclusiva com base em práticas que nem mesmo estão diretamente relacionadas à diversidade, como foco na inovação e criatividade.

Em vez disso, essas práticas recomendadas são desejadas por todos no local de trabalho.

Diversidade e estratégias de inclusão

Algumas das principais estratégias de diversidade e inclusão da estrutura de diversidade e inclusão da Bersin by Deloitte e outras pesquisas incluem o seguinte:

  • Criação de foco e estratégia no nível de CEO/COO/CHRO;
  • Atribuir a um alto executivo a responsabilidade de liderar e patrocinar o programa de diversidade e inclusão;
  • Criar padrões de comportamento e responsabilizar os líderes pelos resultados;
  • Treinar pessoas em todos os níveis sobre tópicos como preconceito inconsciente;
  • Integrar estratégias de diversidade e inclusão em recrutamento, gestão de desempenho, avaliação de liderança e treinamento;
  • Criação de redes de funcionários (por exemplo, grupos de recursos de funcionários, grupos de extensão da comunidade);
  • Responsabilizar sua empresa para competir e vencer em programas de prêmios externos;
  • Aceitar e honrar várias práticas religiosas e culturais;
  • Fortalecimento de políticas anti-discriminatórias;
  • Relatório de metas e medição do progresso;
  • Criação de um scorecard externamente visível para medir o progresso, incluindo métricas para recrutamento, taxas de promoção, níveis de compensação, rotatividade, participação em ERGs e diversidade de fornecedores;

Diversidade e inclusão é uma estratégia de negócios de ponta a ponta – não apenas um programa de RH – Josh Bersin.

Diversidade e inclusão de métricas de sucesso

A pesquisa Forbes Insights descobriu que 60% das empresas têm métricas para medir o sucesso de seus esforços de diversidade e inclusão.

Se não pudéssemos medir o impacto de nossos esforços e programas de diversidade e inclusão, seria difícil vender para os executivos da empresa.

– Huey Wilson, vice-presidente sênior de RH e membro do Conselho de Diversidade, Mattel

As métricas de sucesso mais populares são:

  • 77% disseram que é a produtividade do funcionário;
  • 67% disseram que é a moral dos funcionários;
  • 58% disseram que é a rotatividade de funcionários;

Os executivos sêniores estão sendo responsabilizados pelo desempenho de seus programas de diversidade e inclusão por meio de:

  • 66% disseram por avaliações de desempenho;
  • 51% disseram por bônus;
  • 48% disseram por análises de negócios/departamentos;
  • 42% disseram por aumentos de salário;
  • 41% disseram por promoções.

Principais conclusões para diversidade e inclusão no local de trabalho

Diversidade e inclusão são a missão, estratégias e práticas de uma empresa para apoiar um local de trabalho diversificado e alavancar os efeitos da diversidade para alcançar uma vantagem comercial competitiva.

A principal prioridade de diversidade e inclusão é o recrutamento de funcionários diversos.

Aproximadamente 50% das melhores práticas de diversidade e inclusão não estão diretamente relacionadas à diversidade em si, mas são práticas desejadas por todos, como tratamento justo e flexibilidade organizacional.

Para ter sucesso, a diversidade e a inclusão devem ser uma estratégia de negócios de ponta a ponta e não apenas um programa de RH. No entanto, 65% dos executivos sêniores acreditam que é responsabilidade do RH implementar programas de diversidade e inclusão.

A maioria das empresas medem o sucesso de seus esforços de diversidade e inclusão com métricas como produtividade e rotatividade dos funcionários.

A tomada de decisões por equipes diversas supera a de indivíduos 87% das vezes.

A diversidade e a inclusão no local de trabalho estão em alta atualmente, e só irão crescer em importância à medida que as empresas continuarem a investir em seus programas de diversidade e inclusão.

A pesquisa mostra que diversas organizações superam os concorrentes em 35%.

Diversidade e inclusão no local de trabalho é uma prática comercial essencial que as empresas de alto desempenho priorizam – criando ambientes que ajudam seus funcionários a prosperar.

Em conclusão, se você for capaz de implementar pelo menos algumas das estratégias descritas acima, você estará se dando uma das maiores vantagens competitivas de hoje.

Fonte: MONDAL, Somen. Diversidade e inclusão: um guia completo para profissionais de RH, 21 de maio de 2021. Disponível em: < https://ideal.com/diversity-and-inclusion/>. Acesso em 11/06/2021.

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