Campanha – coloque o acento nas HASHTAGS!

‘Hashtag’* é um termo ou expressão sem espaçamento, antecedido pelo símbolo cardinal (#) e que tem como objetivo direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas com o mesmo tema ou discussão. O seu uso facilita pesquisas na internet, apesar de o seu uso ter também presença em campanhas e manifestações off-line.

As hashtags começaram na época em que tudo era em inglês nas plataformas. Além disso, o acento nos termos era pouco usado. Isso acabou virando o padrão desde então. Mas sim, já são indexadas as hashtags com acento.

Não há problema em usar. Mas as hashtags mais populares não têm acento e isso acaba influenciando nas escolhas. Nós da HRI digital sempre utilizamos acentos e incentivamos nossos clientes a fazerem o mesmo. Se todos colocarmos acentos, mudaremos as indexações.

Os algoritmos de indexação estão cada vez mais inteligentes para essa questão de tags e hastags com acento, e já sugerem uma nova pesquisa mais próxima com o resultado do que você quer.

Outras dicas

Existem recursos nas próprias plataformas e em alguns APPs para encontrar as MELHORES HASHTAGS.

NO INSTAGRAM: na área de busca por tags, digite seu nicho, ou o tema central do seu conteúdo. A própria rede social irá listas as # mais usadas e relacionadas ao tema;

APPS ESPECÍFICOS: existe uma série de aplicativos que têm como função mapear as melhores tags de acordo com alguma temática. Faça uma busca no Google;

HASHTAGS PROPRIETÁRIAS: use palavras que tenham relação direta com a buyer persona da sua marca. Saiba quais são as principais # e avalie quais podem te ajudar a atingir seu público. Crie # proprietárias como: #HRINoDigital, #HRITopOn, #SejaHRI;

LETRAS MAIÚSCULAS: Nossa Dica e Sugestão é usar letra maiúscula iniciando cada uma das palavras. Você dificulta o entendimento de quem lê quando redige #façahrinodigital. Para facilitar, há um acordo nesse gênero textual: o uso de maiúsculas para simbolizar os espaçamentos (uma vez que as palavras devem ficar aglutinadas). O adequado, portanto, é #FaçaHRINoDigital.

NÃO MATE O PORTUGUÊS: em português, as hashtags devem receber as devidas notações léxicas (acentos, til e cedilha). A nossa língua exige a presença dessas marcações gráficas. Muitas pessoas ainda pensam “Mas em inglês, eles não usam acentos nas hashtags”. Claro! A ortografia desse idioma simplesmente não possui tais marcações! Como na sua língua essas marcações existem, por favor, faça uso delas!
Como você escolhe as # dos seus posts? Conta pra gente! 😉

*‘O termo hashtag é um neologismo que surge na sequência de denominar o código usado nas redes sociais precedido por cardinal (denominado cerquilha ou jogo da velha no português do Brasil). O novo termo é composto pelas palavras hash, que significa «cardinal/cerquilha» em inglês britânico, e tag, «etiqueta». Em português, na impossibilidade de traduzir o termo, podemos denominá-lo somente de etiqueta, pois mais não é que uma etiqueta que nos reencaminha para todas as publicações que a detêm. 

Esse artigo foi criado com ♥️ pela Equipe ,hri, e com a ajuda sobre termos técnicos através do link Disponível em <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/etiquetas-hashtags-e-acentos/35686#>  Acesso em 24 de março de 2021.

Quer saber mais sobre como usar sua “hashtag” em outras publicações que já fizemos? Acesse aos links abaixo e desfrute dos artigos já postados aqui.

Qual é sua hashtag? – https://hridigital.com.br/2016/02/18/qual-e-a-sua-hashtag/

Onde você deve colocar suas hashtags no instagram? – https://hridigital.com.br/2018/07/03/onde-voce-deve-colocar-suas-hashtags-no-instagram/

Cuidado! hashtags podem ser fatais – https://hridigital.com.br/2020/10/30/cuidado-hashtags-podem-ser-fatais/

Deixe um comentário

Campanha – coloque o acento nas HASHTAGS!