Aprenda de uma vez por todas como gerar leads nas redes sociais!

Entender como gerar leads é algo obrigatório no marketing digital de alta performance. Afinal, essa estratégia permite descobrir e se aproximar de potenciais clientes, conseguindo, no futuro, convertê-los!
E sabia que você pode fazer isso usando as redes sociais? Pois é! É possível obter leads qualificados nessas plataformas e aumentar as vendas.
Se você quer aprender mais sobre isso, saiba que chegou no lugar certo!

Como gerar leads nas redes sociais?

O mundo on-line abre muitas possibilidades e você precisar usá-las ao seu favor! E a geração de leads no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e outras mídias sociais são algumas delas.
Porém, é preciso cuidado e bastante dedicação estratégica para fazer as coisas certas. Alguns “atalhos” de como gerar leads podem ser perigosos e deixam uma péssima impressão.

O Gated Content, por exemplo, deve ser usado com muito cuidado. Essa técnica faz com que você “obrigue” o usuário a te dar um dado em troca de um conteúdo divulgado na rede social, e, só deve ser usada se você estiver, de fato, falando com pessoas que já te percebem como autoridade.
Nem todo mundo está disposto a dar seu e-mail para uma marca que nunca ouviu falar na vida!

Então, se você vai fazer um anúncio para o download de um e-book ou webinar, e escolheu segmentar para um público que ainda não conhece sua marca, certifique-se em dizer: “cadastre-se gratuitamente”, “inscreva-se para baixar” e etc. Esse cuidado evita que o usuário se sinta enganado e aumentam as chances dele preencher seu formulário. Nós aprendemos isso a duras penas por aqui! ☹
Mas, existem muitas outras formas de como gerar leads através das redes sociais! E, neste post, vamos te contar algumas das que consideramos mais efetivas!

A primeira delas é bem direta:

Gere leads a partir dos contatos que você recebe no Inbox, Direct e WhatsApp

Para quem não sabe, a mLabs é uma ferramenta integrada ao RD Station, a maior plataforma de automação de marketing do Brasil.
Isso significa que, se você for um usuário da mLabs e do RD Station, poderá enviar contatos atendidos pela mLabs para o RD Station. Se você ainda não é, fique tranquilo! Pula pro próximo tópico que a gente vai te dar mais dicas de como gerar leads a partir das redes sociais!

Veja as dicas extras que separamos pra você, sobre a geração de leads nas redes sociais:

Divulgue suas páginas de conversão

Todas as ações em uma estratégia de inbound marketing têm um objetivo: levar o consumidor até a próxima etapa do funil de vendas. As redes sociais são um excelente suporte em todas as etapas. Por exemplo, para atrair visitantes ao site por meio da divulgação de conteúdos encantadores.

O mesmo vale para a conversão, quando a marca promove o produto ou serviço oferecido de maneira direta por meio de anúncios. Porém, para a etapa de conversão em leads, é preciso levar os seguidores a uma landing page. Nela, o usuário fará o seu cadastro.

Portanto, é importante criar postagens que levem os usuários diretamente aos materiais onde estão os questionários ou cadastros.
E, é claro, realize testes para mensurar os modelos que apresentam melhores performances.

Invista em anúncios para geração de leads

Nem todo mundo sabe, mas algumas das principais redes sociais têm anúncios próprios para captação de leads. Funciona assim: mediante o investimento do anunciante, o público selecionado terá que preencher formulários com algumas informações, também decididas pelo administrador da campanha.

No LinkedIn, isso acontece por meio dos Formulários de Geração de Leads, disponíveis em mensagens diretas pelo chat ou no feed do usuário.
Já no Facebook, eles são conhecidos como Leads de Cadastro. Essa ferramenta facilita não apenas a conexão entre possíveis consumidores e marcas, mas também o requerimento de informações específicas, como preço, demonstrações, ofertas e newsletters, por exemplo.
Outra vantagem desse formato de mídia paga é que, como ambas as redes sociais já têm dados do usuário, o preenchimento automático faz com que o cadastro seja finalizado em poucos cliques.

Portanto, se for possível, facilite a vida das pessoas que querem entrar em contato com a empresa! Permita que elas percorram o caminho mais curto com o preenchimento automático.

Faça sorteios

Se você já sorteou algo realmente valioso em suas redes sociais sabe do potencial dessa estratégia.
Geralmente, os critérios de sorteios no Facebook e Instagram envolvem: seguir uma página, curtir e comentar, marcar um amigo, etc.
Mas, não precisa ser apenas assim.
Se você tiver algo realmente interessante para sortear, pode criar uma Landing Page e colocar o cadastro como premissa para participar. Se o prêmio for bom e a divulgação for bem feita, a adesão e geração de leads também será positiva.

Venda pelas redes sociais

Se você acompanha nosso blog, sabe que as redes sociais tem recursos incríveis para vendas. O f-commerce e o Facebook marketplace são alguns deles.
Mas, nem sempre uma pessoa que te manda uma mensagem e se interessa por um produto efetiva a compra. Fazer com que esses “quase compradores” se tornem leads é um esforço muito válido, afinal, eles estão muito próximos do fim da jornada! São leads super qualificados!
Então, se você recebe uma mensagem de um potencial cliente pelo inbox do Facebook, direct do Instagram ou WhatsApp, aproveite para captar informações importantes como e-mail e nome!
Com isso em mãos você poderá chegar a essas pessoas através de e-mail marketing ou campanhas de remarketing?

Fonte: mLabs.com.br


Este post tem 4 comentários

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