Google Imagens: funcionalidades e truques escondidos

O Google se tornou uma plataforma cada vez mais importante para as empresas. Quanto melhor é o posicionamento de um site no ranking do buscador, mais tráfego ele atrai. E se a empresa aplicar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com certeza ela vai conseguir transformar esses visitantes em clientes.

Mas você sabia que a barra de pesquisas tradicional do Google não é o único lugar no qual deve direcionar seus esforços? Sim, nós estamos falando do Google Imagens! Essa ferramenta pode posicionar as imagens do seu site em uma área exclusiva do buscador que só contém imagens. Para isso, basta otimizá-las.

E além de tudo isso, existem diversas funcionalidades e truques escondidos na pesquisa de imagens do Google que muitas pessoas não conhecem. Por isso, vamos te explicar direitinho cada função da ferramenta.

Você lerá sobre:

  • As principais configurações do Google Imagens;
  • Pesquisa por imagem;
  • Google Lens;
  • Como otimizar suas imagens para SEO.

Acompanhe!

 As principais configurações do Google Imagens

Na hora de pesquisar uma imagem no Google Imagens, você pode aplicar alguns filtros para obter resultados mais precisos e específicos. É só clicar em ferramentas, aí você vai ver as seguintes opções:

  • Filtro por tamanho que busca por resoluções pequenas, médias, grandes ou personalizadas;
  • Filtro por cor;
  • Ou então, filtro por tipo de foto, como gif, clipart e outros;
  • Filtro por tempo, como imagens postadas nas últimas 24 horas ou no último mês;
  • Filtro por direitos de uso.

Pesquisa por imagem

Outro truque legal do Google Imagens, é a função de pesquisa por imagem. Ela pode ser feita de duas formas: através de imagens enviadas por você ou através de imagens encontradas no próprio Google.

“Como assim?”

Calma, nós vamos explicar o passo a passo de cada uma dessas funcionalidades abaixo!

Busca por imagens enviadas

Digamos que você tenha uma foto no seu computador e você deseja encontrar imagens semelhantes no Google por algum motivo. Talvez você queira descobrir o nome de alguma celebridade que viu em uma fotografia ou quer identificar algum produto. Bem, saiba que é possível sim fazer isso!

Siga os seguintes passos:

  1. Vá na barra de pesquisas do Google Imagens e clique no ícone da câmera à direita;
  2. O Google vai apresentar duas opções: colar a URL de uma imagem ou enviar uma imagem. Clique na segunda opção e escolha o arquivo do seu computador;
  3. Vamos pegar o exemplo da celebridade. Digamos que você quer identificar quem é essa pessoa. Ao enviar um arquivo de uma atriz para o Google Imagens, o buscador identificou duas possibilidades: Emma Stone e Melinda Clarke.

Ele ainda mostra alguns resultados da barra tradicional de pesquisas que comparam as duas atrizes, já que ambas são muito semelhantes. Interessante, não?

Você ainda pode alterar os resultados da pesquisa modificando as palavras-chave. Essa pesquisa reversa por imagens é muito útil quando você deseja contextualizar uma fotografia ou ainda achar a mesma imagem, mas com uma resolução melhor.

Busca por imagem com imagens do próprio Google

Se você não tem a imagem que procura no computador, é possível achá-la fazendo uma pesquisa a partir de uma referência de imagem do próprio Senhor Google. Vamos imaginar que você pesquisou pela palavra-chave “Flor Nova Zelândia“.
Então, você acha a flor que procura, mas quer outra foto dela ou então quer descobrir a espécie exata da flor. Faça o seguinte:

  1. Clique no ícone da câmera no topo do buscador;

  2.  Arraste a imagem que você deseja para a caixa “Colar URL da imagem”;

  3. Pronto! O Google vai fazer o upload do arquivo e vai revelar que o nome da flor se chama Pride of Madeira ou Echium Candicans. E ele ainda vai te mostrar outras imagens;

  4. Pronto! O Google vai fazer o upload do arquivo e vai revelar que o nome da flor se chama Pride of Madeira ou Echium Candicans. E ele ainda vai te mostrar outras imagens semelhantes.

Google Lens

Uma forma legal de aprofundar suas pesquisas de imagens é através do Google Lens. Esse recurso permite que você pesquise sobre detalhes em uma foto. Contudo, ele só está disponível em aparelhos mobile, pelo app do Google ou pelo navegador.

Ele é muito útil para imagens com diversos elementos e produtos, como fotos de apartamentos e casas. Quando você se interessa por um detalhe da foto, basta apertar no botão do Google Lens e selecionar o elemento. Dessa forma, o Google Imagens vai exibir produtos semelhantes àquele que você indicou.

Como otimizar minhas imagens para SEO?

Bem, agora que você já entendeu todas as funcionalidades do Google Imagens, vamos ao próximo tópico: porque a otimização de imagens para SEO é importante e como fazê-la?

É necessário saber que subir no ranking de imagens do Google é muito mais fácil do que subir no ranking de links da barra de pesquisas. Portanto, a otimização de imagens é uma ótima oportunidade para a sua empresa.

Além disso, a otimização de imagens também influencia no ranking da barra tradicional de pesquisas. O Google geralmente prioriza sites que possuem imagens bem otimizadas, já que elas não prejudicam o carregamento da página e tornam os textos mais dinâmicos.

E o melhor de tudo: otimizar imagens é muito fácil. Veja o passo a passo abaixo para entender.

Adicione Alt text (texto alternativo)

Nunca deixe suas imagens sem alt text. Essa pequena informação pode parecer irrelevante, mas na verdade ela é a responsável por trazer sua imagem ao Google quando alguém pesquisa por uma palavra-chave.

Portanto, no alt text, insira uma palavra-chave que a sua persona pesquisaria no Google. E além disso, é recomendado que você use a palavra-chave principal do seu artigo em pelo menos uma imagem.

Reduza o tamanho das imagens

Sites que demoram muito para carregar geralmente são penalizados pelo Google, o que consequentemente acaba prejudicando o seu ranking. Então, como evitar isso? É simples: otimize o tamanho das suas imagens.

Uma das causas mais frequentes do carregamento lento são imagens extremamente grandes e pesadas. Para te ajudar nisso, existem algumas ferramentas de SEO e plugins no WordPress – como o Smush – que você pode usar para comprimir o tamanho das suas imagens e convertê-las em JPG. Dessa forma, você não vai precisar fazer tudo manualmente.

Viu só como otimizar suas imagens para SEO é algo simples? Com certeza, o Google Imagens é uma alternativa incrível para sites que ainda não chegaram ao topo do buscador. Então, aproveite que você já sabe tudo sobre isso e coloque seus conhecimentos em prática!

E aí, esse conteúdo te ajudou?

Fonte: Dinamize

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